quinta-feira, 4 de junho de 2009

Férias, a chegar


O teu programa de Bitaites!!!


Rua Diogo Botelho, terça-feira dia 9 de Junho, epicentro da ultima viagem (talvez a mais importante) pela equipa Bit Height. Aqui, iremos apresentar tudo aquilo que realizamos ao longo deste semestre! Não vamos ter powerpoints individuais, mas sim um blog recheado de conteúdo.

Após isto, entraremos no tão aguardado e merecido período de férias.

Até lá, iremos fazer todos os esforços para tentar colocar on-line a ultima emissão. Para já, esta ainda não nos chegou ás mãos.

Info: bit_height@hotmail.com

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Um consenso entre discórdias.


E foi desta maneira que se passou mais uma hora de emissão na nossa já habitual, segunda casa. Por entre discórdias e consensos, lá fomos extraindo a farinha do nosso moinho. Provavelmente todos queríamos aprofundar um pouco mais alguns aspectos que aflora-mos ao falar na mítica gala realizada no Coliseu dos Recreios. Mas o tempo, sim o tempo, não nos permitiu mais. Acreditamos que era preciso ter um rasgo extra de alma, maior do que esperávamos ter, para fazer uma análise puramente objectiva dos galardoados da noite de domingo.

Deixemo-nos agora de tretas e conversas, e vamos ouvir em conjunto com um intuito critico a nossa 9ª emissão.

Para a semana temos uma Emissão Especial – Festivais de Verão 09. Esta será feita juntamente com os alunos de televisão do 4º ano do Curso de Mestrado Som & Imagem, desta vez em formato televisivo. Sendo esta emissão “áudio-visual”, iremos fazer todos os possíveis, para transmitir no método BroadCast. Concluímos assim um ciclo da melhor maneira possível e, quem sabe, para o próximo ano lectivo, o Bit Height, continuará..

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Globos de Ouro! (SIC)


Esta 9ª emissão vai se estender por uma longa passadeira vermelha, talvez a maior do pais. Estendida mesmo em frente ao Coliseu dos Recreios em Lisboa, desfilaram ontem muitas caras conhecidas e outras até desconhecidas. É com enorme desagrado que a equipa do Bit Height, composta por três elementos não teve a felicidade de participar nesta gala. Sim, após uma reunião, concluímos que tínhamos todo o mérito em estar presentes. Talvez para o ano, ou daqui a dois, ou mesmo três... (aahah) “Globos de Ouro”, diz-vos alguma coisa? Iniciativa organizada pelo grande órgão de comunicação (SIC), pretende celebrar a arte e homenagear os artistas que mais se destacaram no ano transacto. Aqui, as personalidades portuguesas destacaram-se e distinguiram-se quer no mundo do teatro, da música, da moda, do desporto e do cinema. É mesmo esse, o cerne da questão.

Para uns, a mais bonita, para outros a mais feia. Bárbara Guimarães como já tem sido habitual, teve a honra mais uma vez, de apresentar a edição dos Globos de Ouro de 2009.

Esta edição, ficou ainda marcada pela atribuição do globo mais do que merecido “Mérito e Excelência” ao jovem Manoel de Oliveira.
Fique atento.




Não podes perder mais uma galhofa proporcionada pelos teus locutores de eleição.

PS: Aguardem pela surpresa que temos reservada para vocês, já na ultima emissão do nosso programa.

terça-feira, 12 de maio de 2009

QF09 - REVIEWS!



Id - "Blindzero" (Clica Para Ouvir)










Id - "Deolinda" (Clica Para Ouvir)










Entre horas despendidas em combate contra o TIC TAC do relógio de parede, o grupo Bit Height fez questão de marcar presença no astronómico evento "Queima das fitas Porto 2009". Desde já, agradecemos a colaboração por parte da Federação Académica do Porto, com especial "obrigado" dirigido à Dona Milu que sempre fez os possíveis para corresponder ás nossas necessidades enquanto órgão de comunicação académico.

Acima, estão algumas das variadíssimas fotos recolhidas no decorrer do evento, assim como alguns dos Id's gentilmente cedidos pelos artistas em questão.

Outro material como conferências de imprensa e testemunhos na primeira pessoa pode (e deve) ser ouvido na nossa oitava emissão já disponível aqui: ouvir

Contudo, e para fazer crescer alguma água na boca, ficam aqui alguns dos demais:

Id - "BandaLusa"(Clica Para Ouvires)
Id - "klept"(Clica Para Ouvires)
Id - "Xutos e Pontapés"(Clica Para Ouvires)

segunda-feira, 11 de maio de 2009

"Prognostico só no fim do jogo"


Após uma pequena e inesperada paragem (um "time-out" que todo o grupo achou crucial tomar), o programa Bitheight está de regresso. Nesta oitava emissão, o assunto não irá diferir muito do anterior. Tendo a queima das fitas como núcleo de todo o desenrolar da acção, o grupo irá analisar toda a matéria recolhida "in loco", assim como a experiência vivida na pele de cada um. Como foi, o que mudou, o que faltou, serão alguns dos temas a dissecar na mesa de operações!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

7ª Emissão


Após uma longa conversa entre dirigentes e responsáveis da FAP (sempre mantendo um tom coloquial e responsável), foram-nos prometidas algumas credenciais com acesso ao recinto e zona de imprensa da Queima das Fitas do Porto.

Assim, e preparando um pouco do que se viria a tornar "trabalho de casa", o grupo resolveu fazer uma emissão unicamente dedicada ao evento. Nesta figuram algumas das principais bandas a actuar, assim como uma análise geral do que pode significar mais um ano de queima.


Ouvir

Ps: A forma singular com que o programa é iniciado não deve ser tomada como humorística, apenas meramente informativa. Desta forma, tal poderá ser constituída como prova caso o acesso ao evento nos fosse negado (ahah)

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Em análise!





Palavras para quê? Se o nosso cérebro automaticamente consegue decifrar esta imagem!
Pois é pessoal, é já para a semana o tão aguardado programa que ao longo deste ano, todos esperavam! Bit Height, a tua companhia na queima das fitas do porto...

terça-feira, 21 de abril de 2009

Bitheight das patacas..


De manha à tarde ou à noite, o Bit Height revela-se de todos e indiscutivelmente o melhor programa de entretenimento da rádiofonia portuguesa. Nesta emissão, tardes da júlia, morangos com açucar, contacto entre outros foram alvo de um profundo estudo e avaliação. Tudo de mais está disponivel na nossa 6ª emissão, que segue no link abaixo referido.

Ouvir

Ps: A tua 7ª emissão encontra-se em coma alcoolico. Na próxima semana, contamos que ela esteja no ar com a antevisão da Queima das Fitas do Porto 2009.

Saudações Rádiofónicas da equipa do Bit Height!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Inevitável Reflexão!


Inevitável na reflexão sobre qualquer programa televisivo é o nome da série. Por exemplo, "Morangos com Açucar" apela principalmente à franja adolescente e pré-adolescente do público (à franja dos vinte anos destinar-se-ão outros aspectos, como as roupas, os penteados, etc., o que, por sua vez, nos remete para saber porque é que esta idade tem cada vez menos referentes próprios – falamos de estilo, obviamente, mas não só -, tendo de optar entre ser pré-adolescente ou pré-adulta).

Todos são influenciados pela televisão, no entanto, os mais novos (crianças e adolescentes, ou seja nós) têm maior adesão a esta influência porque a sua personalidade ainda está em formação. As principais influências reflectem-se na maneira de falar, vestir, estar e até pensar. Se uma determinada personagem é adorada e acarinhadas pelos telespectadores, os seus “simpatizantes” irão imitá-la. Hoje em dia ouvimos inúmeras expressões que são copiadas de programas televisivos

Também o estilo de roupa é claramente influenciado pelas principais séries juvenis (Morangos com Açúcar e Floribella), embora a influência de “Floribella” não atinja muito os adolescentes, muitas são as crianças que se vestem com a moda Floribella com saias rodadas, bandoletes (fitas do cabelo), blusas, calças, e até sapatilhas tendo como principais motivos decorativos flores e outros motivos naturais. A maior influência nos adolescentes provém da novela “Morangos com Açúcar” que tem tido imenso sucesso. O estilo hip-hop impera na maneira de vestir, calças largas e descaídas, camisolas com capuz, entre outros, são alguns elementos do vestuário.

Mas a televisão, nomeadamente os programas assistidos por adolescentes não tem só más influências, muitas vezes as personagens “más” tornam-se “boas”, dando também muitas lições de moral. Outro dos temas que tem sido abordado é o buylling - este acto refere-se ao modo como os mais fortes oprimem os mais fracos - e algumas das personagens têm combatido esse problema. A série Morangos com Açúcar aborda também temas importantes na sociedade actual: a gravidez na adolescência, a violência doméstica, o sexo seguro, as doenças sexualmente transmissíveis, o álcool, as drogas, o tabaco, etc.

Algumas das personagens praticam desporto, sendo uma excelente forma de alertar os espectadores jovens para a importância da prática de desporto, alguns deles são: o surf, o motocross, o kartcross, o kite-surf, o taekwondo, o volei, o downill, o mergulho.

O comportamento das pessoas que têm sucesso é naturalmente imitado. Se se trata de um conhecido que usa uma certa substância pode ter um efeito perverso e tornar o consumo desejável, mas também pode ter um efeito pedagógico.” São estes os dois gumes da faca que divide as águas da ficção e da realidade. A dura realidade cilindrou a ficção quando um actor dos morangos com açúcar morreu num acidente de viação e que tinha quantidades significativas de droga no seu organismo.

Posto isto, esta novela coloca enorme importância na sua banda sonora e por conseguinte, tem funcionado como rampa de lançamento para a carreira musical de alguns dos actores e a boys band D'ZRT são exemplos disso. Apesar da mistura entre realidade e ficção, as carreiras de ambos foram lançadas na série e bem recebidas pelo público.









O top chart tal como a Crónica de cinema irá funcionar exactamente da mesma maneira a qual vos habituamos!

É já esta semana pessoal... estejam atentos!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Messias disse...


Nas escrituras hebraicas prova que Jesus é o Messias. Deus deu essa evidência com centenas de anos de antecipação, a fim de podermos identificar o seu Messias. As Escrituras ensinam que o Messias deu a Sua vida pagando o preço que a justiça divina exigia pelos nossos pecados. Jesus, o Messias, disse: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho, para todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" .

Sem mais rodeios, fica aqui mais uma emissão, desta vez, com um carácter mais sério.

No entanto, é sempre bom enviarem as vossas opiniões para bit_heigh@hotmail.com.

Beijinhos e abraços...


segunda-feira, 13 de abril de 2009

A páscoa e "O ópio do Povo"


Disse Karl Marx: "O sofrimento religioso é, a um único e mesmo tempo, a expressão do sofrimento real e um protesto contra o sofrimento real. A religião é o suspiro da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração e a alma de condições desalmadas. É o ópio do povo." in "Uma Contribuição à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel" (1844).

Na ideologia Marxista, a religião não surge aqui apenas como uma substância pela qual o homem necessita para ver nascer o sol, mas também como um atenuador de sofrimento ou um glossário com resposta para todos os problemas.

Dentro do que se define como religião pode encontrar-se muitas crenças e filosofias diferentes. As diversas religiões do mundo são de facto muito diferentes entre si. Porém ainda assim é possível estabelecer uma característica em comum entre todas elas. Todas as religiões possuem um sistema de crenças no sobrenatural, geralmente envolvendo divindades ou deuses. As religiões costumam também possuir relatos sobre a origem do Universo, da Terra e do Homem, e o que acontece após a morte. A maior parte crê na vida após a morte.

A páscoa, por sua vez, é um evento religioso que marca a vitória sobre a morte, e a consequente ressurreição de cristo. Como tal, a data é considerada pelas diversas correntes religiosas como a mais importante celebração da cristandade. Como tal, e munida com guarnições que variam desde as mais clássicas amêndoas de chocolate até ao mais requintado pão de ló, a equipa Bit Height prepara uma nova missão especial "Férias da Páscoa".

Nesta 5ª emissão iremos ter um convidado especial. Evangélico desde que nasceu, Ruben Sousa vem falar-nos de todo este conjunto de factores, comentando/relacionando a sua religião com as outras existentes bem como, estabelecer relatos, curiosidades, e as mais diversas informações de sentido elucidativo. A este será ainda concedido um espaço na rubrica "Top Chart".

Off topic: Aqui atingiremos metade das emissões ais quais nos propusemos. É com enorme esforço, que a equipa do bit height irá fazer esta quinta emissão, especial férias.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Contas Feitas...


É com enorme satisfação que a equipa Bit Heigh informa que a 4ª emissão do programa já se encontra disponível para escuta. Aqui, as opiniões são semelhantes. Os sujeitos parecem dispostos a suportar, delicadamente, mais um experimento muito chato. Na quarta tentativa existem várias problemáticas por resolver. Parece surpreso, até incrédulo, quanto à discordância.

Importância do desporto - "Agarrados á maquina de calcular" actuam em duas forças opostas: a prova dos sentidos e a opinião unânime de um grupo de colegas. Além disso, presa em apresentar julgamentos em público, diante de uma maioria que bem ao estilo de "Treinador de Bancada" também expuseram a sua posição.

È so actualizar o podcast..

O coelhinho da Páscoa está ai, resta-nos desejar boas férias.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Importância do Desporto – “Agarrados á Maquina de Calcular”


Realizar exercício físico, seja em que idade for, pode trazer um conjunto de benefícios, não só a nível físico, como psíquico e social. A nível físico é sabido que o desporto ajuda no combate à obesidade, reduz o risco de doenças cardiovasculares, fortalece músculos, ossos e articulações. A nível psíquico, eleva a auto- estima dos praticantes, pois este desenvolve um conjunto de habilidades que antes não possuía e melhora o seu aspecto físico, juntamente com uma renovada capacidade de raciocínio. A nível social, o Desporto assume-se como um lugar privilegiado para se realizarem laços sociais de amizade, permitindo a partilha de sentimentos e dando ao indivíduo a sensação de pertença a um grupo.

Também nesta emissão (e agora que se complicam as contas) vamos atribuir especial destaque à selecção das quinas. Na verdade, a nossa Selecção Nacional não conseguiu novamente alcançar os três pontos frente à sua congénere sueca, e apesar de um maior caudal ofensivo e de quase três dezenas de remates, a equipa não conseguiu desfeitear Isaksson, e a qualificação para o Mundial ficou ainda mais difícil. Com este empate sem golos, a equipa fica a 4 pontos da liderança do grupo, tendo ainda um jogo a mais em relação à Dinamarca que segue na frente.



Aqui irá ser recolhido em Vox Pop, o melhor e o pior de cada ponto bem ao estilo do famoso programa “Trio de Ataque”.

A crónica de cinema irá também ser alvo de atenção.

Fiquem atentos...

Um abraço! Grupo Bit Height

quinta-feira, 26 de março de 2009

Os Culpados do Custume!


Tal como prometido, a 3ª emissão está aí. Esta conta com uma nova estrutura, onde o top chart é disparado ao longo do programa (para te obrigar a ouvir tudo ahahahah!). A crónica de cinema mantem-se contudo no final do programa como habitual.
Tudo isto só prova que o grupo preza o profisionalismo, especialmente no que toca a fornecer informações actuais, precisas e, em tempo oportuno.





Para dar um cheirinho do ambiente vivido na redacção ficam aqui algumas fotos até para poderes aliar a voz a uma cara. Vemo-nos (ou ouvimo-nos) na semana que se avizinha. Já sabes, os teus comentários são sempre bem-vindos. No decorrer da próxima semana será lançado o tema em cima da mesa. Um abraço...

quinta-feira, 19 de março de 2009

Tatuagens e Piercings - "Sem Preconceitos, Com Consciência"


O embelezamento e o culto do corpo fizeram com que as tatuagens e piercings assumissem um papel preponderante nos jovens. Esta “Moda” encontra-se hoje um pouco por todo o lado, como algo perfeitamente natural. As raparigas rendem-se ao piercing no umbigo ou na orelha, às tatuagens de estrelinhas ou ao famoso golfinho na região lombar. Os rapazes ao piercing na sobrancelha, língua e nariz ou até mesmo ás tatuagens tribais (Dragões e símbolos Japoneses) nas costas, antebraços e peitorais. A melhor solução para combater um processo em alguns casos abusivo, é sem dúvida a informação. Antes de optar por fazer algo de definitivo, há que ter em conta os procedimentos, “como se faz e o que acarretam”.

Isto e muito mais irá ser retratado nesta 3ª emissão. Desde o início do processo, percorrendo o outro lado da História e finalizando com depoimentos super interessantes.

A não perder...

terça-feira, 17 de março de 2009

Round 2 - Apple vs Microsoft - "Fight"


Pois é pessoal, finalmente está ai a segunda emissão do programa Bit Height. Tal como prometido, nesta edição declaramos guerra aberta entre a Apple e a Microsoft. Design, preço, desempenho e software são alguns dos pontos abordados, tudo de mais é mencionado em tempo oportuno.

Como de costume o resultado está (aqui) á vista de todos. É claro que, não se trata de um programa ao estilo de "Pessoal Intransmissível", mas a equipa faz o que pode com o que tem e com o tempo disponivel. Aproveitamos também para pedir desculpa pelo atraso causado pelo um conjunto de factores que surgiram ao longo do processo de produção do programa.

"Off The Record"
- O grupo Bit Height teve hoje uma apresentação com o ponto de situação, e depois de aplaudir energicamente os restantes grupos, não mereceu um único clap por parte da assistência.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Apple vs Microsoft - "Segundo Assalto"


O próximo programa Bit Height, vai incidir essencialmente sobre esta problemática/preferências de cada um. Mac OSX, tem vindo a ganhar terreno ao Windows?

È certo e sabido que a Macintosh tem desafiado o mercado mundial com unhas e dentes. Ainda assim, é também um facto que se paga mais por um macbook, ou qualquer produto Apple. No entanto, Isso não trará vantagens? Um pc com Windows acabará por sair mais caro? "Isto é, irei andar sempre com ele para uma loja de informática por causa disto e daquilo, enquanto que um Mac é muito diferente, não é tão vulnerável devido ás suas plataformas. No final de contas, um Mac sai muito mais barato do que um Windows." Estará correcta esta afirmação?

Será que o segredo está no utilizador e no seu estereotipo? Claramente, o sistema operativo Windows é cada vez mais direccionado a um publico massivo, tal como os grandes grupos empresariais. E Mac Os X ? Diga-mos para utilizadores comuns. Cada pessoa, tem a sua escolha consoante a sua preferência. Por exemplo, os chamados “gamers”, serão sobretudo utilizadores assíduos de Windows e não de Mac. Talvez, devido ao facto, de o suporte Mac ser pouco explorado pelas grandes empresas de jogos (exemplo: EA GAMES). A escolha não é linear, mas claramente que a quota de mercado da Apple tende assumir posição no mercado.

De outro ponto de vista, utilizadores Windows estarão um pouco retardados? Ou apenas se trata de um perfil conservador ou antiquados?


Bem... se calhar é melhor ficares atento ao programa.... temos hora marcada, por isso, esperamos por ti... anda lá não te atrases.

terça-feira, 10 de março de 2009

No Rescaldo!


Conta a lenda que Pigmalião se perdeu de amores por Galateia (estátua de rara beleza por si esculpida), em tão grande e sofrida paixão que Vénus, condóida, concedeu á estátua o sopro da vida. Nós (João, Luís e Tiago) cinzela-mos. Com o bater do coração e o escopo da alma, a grande paixão das nossas vidas: O mundo audiovisual. Rodeados de câmaras e holofotes, estávamos prontos para assumir o papel de júri.

Ora, segundo o dicionário de Língua Portuguesa PRIBERAM, o substantivo masculino Júri defende toda uma comissão encarregada de examinar o mérito de pessoas ou coisas. “Pessoas ou Coisas” aqui, aparecem como nada mais nada menos do que Filmes e respectivos intervenientes, vencedores/nomeados aos Óscares 2009.

Pouco depois de o primeiro programa Bit Height ser lançado, e explorando ainda a crónica de cinema do próprio (numa versão inglesa - Director’s Cut), o grupo foi convidado a sentar-se perante as câmaras do canal MVM para aquele que viria resultar num programa com emissão directa para a televisão nacional.

Em modo de auto-avaliação, podemos afirmar com a maior das certezas que o resultado acabou por ser bastante positivo. O grupo mostrou ter a lição bem estudada, com intervenções bem ao estilo de um Jean-Luc Godard. Para aqueles mais curiosos, o programa repete hoje (Terça Feira dia 10 de Março) ás 23e30 no canal 79 da zon Tvcabo.


quinta-feira, 5 de março de 2009

1ª Emissão - Desenhos Animados


A presente data, impinge um importante parágrafo no mundo radiofónico. Pois é, finalmente a tão aguardada hora chegou. A primeira emissão do programa BitHeight já se encontra disponível para escuta!

Podem ouvir o programa directamente (aqui), ou então subscrever a versão podcast no canto superior direito do ecrã, com a possibilidade de o manter informado a cada nova edição.

Se houver algum comentário ou assunto que gostarias que fosse abordado no programa, basta que respondas com um “post” e este será mencionado com toda a certeza.

Entretanto, o tema da próxima emissão será eleito e anunciado no decorrer da semana.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

"D'arte á Rei leão"


Na ressaca de um ambiente forçosamente carnavalesco, é com enorme entusiasmo que a equipa Bit Height anuncia o seu primeiro programa a estrear no dia 5 de Março. Assim, assinala-se um novo capitulo na historia do programa que conta ainda com um novo horário. Os programas respectivos irão para o ar todas as quintas-feiras das 17horas ás 18horas em www.bitradio.net com repetição ao Sábado á mesma hora.

Nesta primeira emissão, o tema retratado aborda os desenhos em formato animado que cada um assistia/assiste, com o intuito de tentar perceber quais são aqueles que as pessoas guardam na memória com maior carinho. Este tipo de entretenimento, por vezes catalogados como “inofensivos” ou mesmo “educativos” são por vezes alvo de injúrias que os classificam meramente como violentos ou alusivos á brutalidade. Assim, os espectadores ainda de menor idade, apenas captam aquilo que percepcionam deixando completamente de parte o conteúdo do desenho em si pois, devido á sua juventude, não conseguem compreender significados implícitos da mensagem que é transmitida.

Hoje em dia, a maior parte dos desenhos animados envolvem cenas de pancadaria, explosões, tiros, entre outros. Aqui, o ser “todo poderoso” é glorificado ao nível de um Deus ou um estado físico a alcançar cobiçado pelos mais novos. Os jovens, tendem a considerar que o mais forte será o que tem sempre razão, sem acederam às mensagens mais subtis e sem compreenderem que determinadas acções serão mais justificadas do que outras. Como tal, as crianças poderão ter maior tendência em assumir os tais “comportamentos agressivos e violentos”, por considerarem que é a forma mais viável de atingirem os seus fins.

Por isso já sabe, não perca o próximo programa (“porque nós também não !”), e cada um dos intervenientes irá mandar o seu “Bitaite” no que diz respeito a este tema.

O programa contempla ainda uma rubrica de cinema ao estilo de um “Hollywood Boulevard” que colocaria a apresentadora Rita Mendes numa situação embaraçosa. Esta semana, as atenções centram-se no festival FantasPorto, atribuindo ainda especial destaque á famosa gala “Óscares 2009”.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Bit Height! O teu programa de bitaites...


Não lembra ao diabo. De facto, onde “Bit_height” promete marcar o passo, nem o omnipresente Belzebu se lembraria visitar para promover as suas mais sombrias conquistas. Por entre os variados temas do quotidiano, o grupo funcionará como um retorno à Policia Internacional e de Defesa do Estado. Do desporto à música, do cinema à política, o dedo será apontado a tudo que mexe e corre na boca do povo.

No decorrer dos 60 minutos de programa serão explorados diversos campos, por forma a atribuir um maior dinamismo e versatilidade ao programa. Discussões publicadas no blog, um “Top Chart” com algumas músicas da actualidade, notícias relacionadas um pouco com tudo e todos, reportagens e entrevistas serão alguns do ingredientes misturados no decorrer do programa.

Por: Luis Dias, João Soberano e Tiago Ribeiro